Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as ações planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

 

Auditorias não se limita à análises Financeiras ou Contábeis. A auditoria de qualidade informa ao Empresário se os processos e atividades desenhadas previamente para aquela empresa estão sendo cumpridos, ou mesmo, na auditoria de risco se todos os riscos relacionados à empresa como incêndio, furto, fraude, desvio, etc estão pré-definidos e se estão sendo monitorados e mitigados.

 

A auditoria empresarial verifica procedimentos contábeis, fiscais e procedimentais com fins gerais, como informar sócios e acionistas, revisar operações contábeis para assegurar problemas e multas, checar procedimentos internos para redução de custos.

 

Os trabalhos de auditoria pode ser feitos de forma interna ou externa e seus resultados devem ser encaminhados aos gestores, controladores, administradores para ciência e ajustes ou substituições.

 

A auditoria irá fornecer uma visão real da saúde e situação da empresa, como por exemplo saber direitos e obrigações, mensurar passivos fiscais e financeiros, entender responsabilidades a curto, médio e longo prazo.

 

Esta forma de controle por auditoria é de recomendação regular, de preferência anual, para evitar desvios de rota nos propósitos de empresa, permitindo as correções necessárias em tempo hábil. São utilizados com frequência os serviços de auditora nos momentos das aquisições de empresas, mudança de controle ou gestão da empresa a fim de pontuar aos novos responsáveis os pontos que podem influenciar no valor do negócio.

 

A existência de auditorias regulares permite minimizar a possibilidade de fraudes. Uma boa auditoria revela, nos relatórios falhas de controles que deverão ser supridas, permitindo aos gestores ações práticas em prol da defesa do patrimônio.

 

Um bom gestor sempre valorizará as atividades de auditoria, sejam internas ou externas. Afinal transparência é a marca da excelência em administrar.

 

A tendência é que a auditoria seja uma ferramenta cada vez mais presente nas organizações, e quem desprezá-la levantará suspeitas sobre si, afinal, por que não utilizar-se de uma ferramenta que comprovadamente traz benefícios aos controles de qualquer entidade?